A Nossa Região

Desde os primórdios da Expansão Portuguesa que o Barreiro desempenhou um papel de excecional relevância na logística dos Descobrimentos.
Ao longo dos séculos XV a XVII, o incremento económico foi particularmente sensível na Margem Sul do Tejo e em especial no atual território do Concelho do Barreiro, revestindo esta zona de aspetos cujos vestígios ainda atualmente nos são contemporâneos.
O vinho, a lenha, a madeira, o sal, a moagem e a pesca, entre outras, foram atividades que exprimiram o potencial de riqueza que a «Outra Banda» ofereceu ao consumo lisboeta.

Actualmente, a oferta turística no Barreiro divide-se entre pontos de interesse histórico, equipamentos culturais e desportivos. Há ainda um conjunto de serviços que permitem usufruir dos recursos naturais que o concelho tem para oferecer.
A influência da situação geográfica do Barreiro, pela sua proximidade ao Rio, influenciou também a sua gastronomia.

Os rios Tejo e Coina formaram uma população de costumes ribeirinhos com destaque

Os rios Tejo e Coina formaram uma população de costumes ribeirinhos com destaque para a atividade piscatória, pelo que a oferta de pratos de peixe é caraterística na gastronomia, que preserva as memórias e recursos da faina dos rios.
Também na doçaria se nota um crescente interesse na preservação e recriação de Receitas Tradicionais, dando a conhecer a herança que constituem as doces e variadas receitas do património cultural do nosso País.